Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Loose Lips

Devaneios sobre tudo e sobre nada.

Loose Lips

Devaneios sobre tudo e sobre nada.

21.Fev.18

"Os portugueses trabalham muito e mal"

Linkedin.jpg

Deparei-me com este post ontem, no LinkedIn e apercebi-me de todo o burburinho em volta desta questão.

De facto não podia concordar mais com isto. Nós, portugueses, em regra, trabalhamos muito e mal. E isso é inegável. A questão é que não devia ser assim e todos nós sabemos isso. Numa sociedade que se quer socialmente responsável e integradora de todas as dimensões da vida do indivíduo, nomeadamente trabalho e vida pessoal, sair a horas significa que não somos produtivos?

Felizmente trabalho numa organização em que tenho horário flexível, isto é, sem prejuízo do cumprimento do tempo de trabalho mensal, posso gerir os meus horários de acordo com as plataformas obrigatórias pré-estabelecidas e isto significa que posso entrar no escritório até às 10h00 e sair a partir das 16h00. E como eu, todos os que trabalham no mesmo departamento. A questão que se coloca é, precisamente, esta coisa da cultura. Aquela coisa de que parece mal sair às 16h00, mesmo que se tenha entrado às 08h30 (hora a que abre o escritório). Mas parece mal porquê gente?! Se o trabalho está feito então qual é o problema de sair cedo? É preferível esperar que o tempo passe para que possamos sair do trabalho sem os olhares condenadores? Eu cá acho que não.

Tendo desenvolvido a minha dissertação de mestrado precisamente sobre esta matéria da conciliação entre a vida pessoal e o trabalho, sou apologista de uma maior flexibilização dos horários de trabalho a todos os níveis. Não basta que, formalmente, o horário de trabalho seja flexível, é preciso que as práticas de gestão o sejam também, e que as pessoas não sejam, de certo modo, desconsideradas por usufruírem desse "benefício". Dou-vos um exemplo: o escritório onde trabalho, como já disse, abre às 08h30 e fecha às 19h30, sendo que toda a gente pode sair a partir das 16h00. Quantas pessoas o fazem? Regularmente somente uma pessoa sai às 16h00. Não porque os outros não possam, mas porque não é bem visto sair a essa hora. E eu não entendo!

Sempre que posso saio às 16h00. Não consigo fazê-lo todos os dias, é verdade. Mas sempre que consigo faço-o. E lembro-me que, no início, as pessoas iam mandando umas bocas, naquela coisa do "a brincar a brincar vão-se dizendo as verdades", sabem? Porque eu não tem filhos, porque vivo com os meus pais, porque na verdade não tenho necessidade de sair mais cedo. Espera! Pára tudo! Mas agora eu só posso sair mais cedo se houver uma necessidade?! Se tiver filhos para ir buscar ou uma casa para organizar?! Não posso sair mais cedo para ir ao ginásio? Ou, assim na loucura, não posso sair mais cedo só porque, digamos, me apetece?!

Tenho o maior compromisso com o meu trabalho. Se, por motivos de trabalho, tiver que acordar às 04h00 (como já aconteceu) acordo, sem problema. Se, por motivos de trabalho, tiver que trabalhar a um sábado ou domingo (como já aconteceu) podem contar comigo, sempre. Se, por motivos de trabalho, tiver que ficar no escritório até às 23h00 (como já aconteceu) fico e arregaço as mangas para o que for preciso. Agora, não me peçam para ficar no escritório só porque sim! Não me peçam para "ficar a fazer tempo" para poder sair a horas tidas como "decentes". Isso é que não! Se tenho a oportunidade de sair a partir das 16h00 porque é que não o devo fazer?!

E, como eu, acho que toda a gente o deveria poder fazer. Sei que a hora de saída a partir das 16h00 é irrealista na grande maioria dos locais de trabalho e reconheço que é um grande benefício; mas sair às 17h00 é possível e, no entanto, quantas pessoas efetivamente o fazem?! Ou, das que o fazem, quantas são olhadas de lado pelos colegas ou chefias?

Eu tenho para mim que todo o tempo em que as pessoas estão nos respetivos postos de trabalho deveria ser utilizado para isso mesmo: trabalhar. E aí perceberíamos que conseguimos ser, de facto, muito mais produtivos e que conseguimos ter vida para além do trabalho. Sem as preocupações do que os outros vão pensar se saírmos a esta hora ou aquela hora. Estando cumprido o trabalho, o descanso é merecido.

E lembrem-se: a culpa de que quem sai mais cedo receba olhares recriminatórios ou diga "eu também gostava de poder" quando pode é nossa. É de todos nós por perpetuarmos a ideia de que quem "trabalha" até mais tarde é que comprometido e produtivo. Mas então digam-me lá: se são estabelecidas 35 ou 40 horas de trabalho semanais, não é suposto que, quem é produtivo, o consiga fazer nesse timing?!