Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Loose Lips

Devaneios sobre tudo e sobre nada.

Loose Lips

Devaneios sobre tudo e sobre nada.

22.Ago.18

O melhor reality show

Full disclosure: Não sou, nem nunca fui, pessoa de TV. Vejo meia dúzia de séries, vou vendo alguns filmes (tudo no PC) e acompanho as notícias do mundo como panorama de fundo enquanto janto. A minha relação com a TV esgota-se aí.

Não obstante, há uns anos atrás, descobri um reality show na SIC Mulher, que me prendeu do início ao fim - o The Block, versão australiana. Entretanto deixou de dar na SIC Mulher e o reality show segue, todos os anos, com uma nova temporada. E em que é que consiste, perguntam vocês? Ora então, o The Block é um programa de remodelações e decoração de interiores. Confusos? Eu explico. 

Existem 5 equipas (em regra são casais, irmãos ou amigos, sendo notório um padrão ao longo das várias temporadas - há sempre um casal mais velho e uma equipa com duas pessoas do mesmo sexo) que competem entre si a renovar uma casa que depois é vendida num leilão imobiliário. Imaginem vocês, pessoas com pouca ou nenhuma experiência de construção, embarcarem num desafio em que têm 12 semanas para renovar completamente uma casa, com um orçamento limitado, uma divisão por semana a ser avaliada por um painel de juízes extremamente exigentes e, sobretudo, experientes, no que a decoração de interiores diz respeito. Pelo meio há milhões de drama e desafios para aumentar o budget de cada equipa que, muitas vezes, agudizam ainda mais a competição entre as equipas.

E como é que se ganha esta competição, perguntam vocês? Após as 12 semanas de renovações, as cinco casas / apartamentos (conforme a temporada) ficam abertas para inspeção por parte do público e vão a leilão, sendo que a equipa que fizer mais lucro ganha. Mas quer dizer, na Austrália, quando se fazem reality shows, é à séria! Na última temporada (a minha preferida) a equipa que ficou em último lugar ganhou 95.000$ e a equipa que ficou em primeiro lugar ganhou 547.000$. Sim, leram bem! As casas são vendidas por milhões gente, milhões! É claro que o lucro é calculado com base num preço de referência - imaginem, se a casa for avaliada em 2.500.000$ só o que se fizer acima disso no leilão é que é, efetivamente, lucro.

Ao longo da competição as equipas são aconselhadas pelo painel de júris, pelas equipas de agentes imobiliários e por mais um batalhão de gente sobre o que é que o mercado imobiliário efetivamente quer e como é que podem potenciar a casa que têm. É claro que, ao longo destas 14 temporadas, têm havido surpresas, desde equipas que foram os underdogs ao longo de toda a competição e que no fim acabam por ganhar ou equipas que foram muito consistentes e a maior aposta ao longo de toda a temporada e que, no final, acabam por ganhar só 10.000$.

Eu gosto muito deste tipo de programas, de construções e decoração e acho que este tem a dose certa de drama e humor, por isso, para mim, é o melhor reality show, por sentir que também aprendo alguma coisa.

20180802210841_161.png

 Podem espreitar aqui todas as temporadas.

A 14ª temporada está a decorrer neste momento na Austrália e a partir deste site conseguem acompanhar em tempo real e estar a par das polémicas que vão surgindo nas redes sociais.

 

2 comentários

Comentar post