Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Loose Lips

Devaneios sobre tudo e sobre nada.

Loose Lips

Devaneios sobre tudo e sobre nada.

05.Set.18

O flagelo dos acrónimos com apóstrofos

Sinto que preciso de falar sobre isto. É um tópico que me incomoda há uns valentes anos, mesmo ainda nos tempos da primária, quando a Professora escrevia TPC's em vez de TPCs, este flagelo de usar apóstrofos para plurais de acrónimos.

Ora então, vamos ver se a gente se entende: em português, o apóstrofo é utilizado somente para separar a contração ou aglutinação de preposições e conjuntos vocabulares distintos. Ou seja, podemos utilizar apóstrofos quando ficamos mais preguiçosos (ironia) ou em contextos informais e, portanto, podemos dizer que vamos p'rá casa de alguém beber um copo d'água, entendem? Por outro lado, os acrónimos são, nada mais, nada menos, do que siglas que têm por base as letras iniciais de cada palavra que constitui o vocábulo objeto de simplificação. Tomem como exemplo disto o TPC dos miúdos, isto é, trabalho para casa. Pronto, pareceu-me importante explicar estes conceitos à partida. E não, não é pejurativo, acho mesmo que isto é relevante para que possamos compreender o que vem a seguir.

Ora então, o paradigma em português está explicado. Por outro lado, em inglês, os apóstrofos são toda uma outra vida. E porquê, perguntam vocês? Porque indicam o possessivo. Isso mesmo, o po-sse-ssi-vo. Não é o plural. É mesmo o possessivo, o indicador de posse. Ou seja, quando eu digo que Jessie's coat is green, eu estou a dizer que o casaco da Jessie é verde. Por conseguinte, Levi's quer dizer do Levi. Nunca, em momento algum, 's é utilizado como plural. Aliás, vejamos que, em inglês, essa língua que tão pouca gente domina, mas se acha no direito de se apropriar de alguns princípios só porque sim, quando eu quero indicar o possessivo de uma palavra que é plural, o princípio é que o apóstrofo fique no final. Confusos? Ora vejam: Se eu quiser dizer que fui a casa dos meus pais (ambos os pais) ontem, eu digo I stooped by my parents' house yesterday. Isto significa que o 's não é utilizado para fazer o plural. Ah, já tinha dito isto?! Desculpem!

Álaber, se em português o apóstrofo é utilizado para a contração ou aglutinação de preposições ou conjuntos vocabulares, e se em inglês é utilizado para indicação do possessivo, então como é que surge este flagelo de usar apóstrofos para indicar o plural dos acrónimos?! Digam-me pessoas! Vá! É que se isto for um princípio árabe eu fico um bocadinho mais descansada, agora se for só um erro perpetuado no tempo é coisa para me incomodar. E sabem porquê? PORQUE NÃO TEM LÓGICA! Isso mesmo, é um daqueles erros sem sentido nenhum. Não há nada que o justifique, nadinha, nicles!

E o pior? O pior é que as nossas crianças levam com isto desde pequeninas. E isso leva ao quê? À normalização do erro, claro está. Ora então, os miúdos não têm que fazer os TPC's, têm que fazer os TPCs. Estão a ver? É assim que se constrói o plural de um acrónimo. Acrescenta-se um s minúsculo no final. Simples, não é? Ou seja, o plural de CD é CDs, de ONG é ONGs e assim por diante.

Trabalho numa organização bastante grande, do ponto de vista estrutural, e por isso, as várias áreas ou departamentos são referidas como Unidades Orgânicas, ou, na versão reduzida, UO. Adivinhem lá como é que vêm toooooodos os documentos institucionais e que se referem a mais do que uma UO? Como UO's, claro está! Ao longo dos últimos anos tenho vindo a tentar explicar que não pode, que não está correto e mimimi e, aos pouquinhos, a minha equipa conseguiu incorporar isto e é vê-los a escrever os mails direitinhos e a cair-me uma lágrima de orgulho, quase como quando um filho diz a primeira palavra. Mas a minha equipa é uma gota de água no meio de um universo de quase 3000 pessoas que escrevem UO's e IT's (instruções de trabalho). Onde é que isto acaba gente?! Onde?!

O salão de cabeleireiro onde vou chama-se Estilo's gente, ESTILO'S. Isto é todo um outro nível de estupidez! E porquê? Porque aquilo nem sequer é um acrónimo, não serve a desculpa de que a professora da primária escrevia TPC's no quadro. Aquilo é uma palavra, uma palavra que tem forma plural gente! E eu já avisei, eu já disse que aquilo está errado... Mas adivinhem? Ninguém quer saber... Acham que podemos fazer uma petição para acabar com este flagelo? É que a mim parece-me pertinente. Afinal é uma questão de saúde pública, não é? Quer dizer, pelo menos de sanidade mental.

Digam-me, por favor, que há por aí mais alguém que sofre com este flagelo!