Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Loose Lips

Devaneios sobre tudo e sobre nada.

Loose Lips

Devaneios sobre tudo e sobre nada.

03.Mai.18

Não podemos acreditar em tudo o que vemos nas redes sociais

Eu, viciada em plataformas sociais, me confesso: papava (quase) tudo o que está nas redes sem questionar, assim t-u-d-i-n-h-o.

Ah e tal que este produto é maravilhoso? Ai tenho de comprar para experimentar! Ah e tal esta dieta / exercícios dão esses resultados em três semanas? Ai! Vou já experimentar então! Ah, olha este casal tão cutxi-cutxi, sempre com declarações de amor pelas redes e fotos de babar... Aposto que eles são super felizes! Olha esta miúda, está tão magra e jeitosa... Não sei como é que ela consegue.

Era mais ou menos isto a minha vida gente. Era o acompanhar da vida dos outros, sempre tão felizes, sempre viajados, sempre fit e, o pior de tudo, sempre magros gente! Obviamente que isto me levava a questionar a minha vida... Afinal de contas, eu não sei conseguia perceber bem como é que as pessoas conseguiam fazer tudo, quando na maior parte das vezes, depois de um dia de trabalho, só me apetece mesmo ficar estendidinha na cama / sofá, a ver séries daquelas em que uma pessoa pode desligar o cérebro.

O J. estava sempre a avisar-me, que não podia comparar a minha vida ao que está nas redes sociais, que é tudo uma encenação e mimimi, mas eu nunca lhe dei grande atenção, confesso (como na maior parte das vezes em que ele me contradiz, aliás). No entanto, a dada altura houve um clique e comecei a aperceber-me de algumas situações em que as redes sociais traduziam uma realidade que na verdade não era bem assim, ou não devia ser bem assim, vá. Desde logo, aqueles casais super hiper mega apaixonados, com fotos lindas que só elas e declarações de amor todos os dias e mais alguns que acabam assim do nada e duas semanas depois já estão super hiper mega apaixonados por outras pessoas ou, pior, quando vês um dos elementos desse casal tão apaixonado com outra pessoa, mas sem esquecer as declarações de amor à outra parte. Depois, outra coisa que talvez me incomode mais do que isto são aquelas transformações fit que demoram 10 segundos. Imaginem que eu, que tenho uma capacidade incrível de fazer um food baby em 2 segundos, mas depois volto ao normal, puxo as leggings até ali ao umbigo, para não se notarem gorduras laterais, flito os abdominais (como se os tivesse), procuro uma boa luz e pumba! já posso dizer que tomei ou fiz não sei o quê, quando na verdade foram uns míseros 10 segundos. A sério, este gozar com os menos afortunados fisicamente incomoda-me de uma maneira que vocês não fazem ideia. E depois aquelas miúdas que são prós das poses, photoshops e facetunes desta vida que não só me fazem ter super inveja desses skills, como me conseguem enganar ao ponto de depois não as reconhecer na vida real. Quer dizer, qual é exatamente a vantagem de engarem as pessoas das redes sociais gente? Ah?

A modos que tenho tentanto ser um bocadinho mais crítica do que vejo nas redes sociais, tenho tentado seriar e acreditem quando vos digo que tornou a minha vida um bocadinho melhor. Se há bons exemplos de partilha raw nas redes, a grande maioria do que tenho visto, das contas maiores às mais pequenas, é mesmo só isto, encenações, filtros e jogos de luzes e cansa um bocadinho, sabem? Este querer fazer parecer que a nossa vida é tão melhor que a dos outros é só parvo. Acredito que seja, e bom para vocês miúdos, que isto de ter que trabalhar é uma seca, mas toda a gente tem problemas, não é? E às vezes gritar ao mundo que estamos bem é mecanismo de coping, mas não é a realidade.