Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Loose Lips

Devaneios sobre tudo e sobre nada.

Loose Lips

Devaneios sobre tudo e sobre nada.

07.Mar.19

Está escolhida a escandaleira da semana? #4

Kiko.jpg

Então não é que o Chef Kiko andou a pregar por este nosso Portugal que tinha vencido um concurso super especialíssimo da NASA, que iria levar as suas receitas de bolinhos de bacalhau a Marte e mimimi e afinal a realidade está a anos-luz do que realmente aconteceu? Ah?

Ora então: o Chef Kiko que, desde logo, deixa muito a desejar quando, depois dos 12 anos, continua a querer que as pessoas o tratem pelo diminutivo de Kiko, que afinal não foi convidado coisa nenhuma, mas que se candidatou a um concurso denominado La Patata Marciana (isto de facto ao nível de nomes está cada vez melhor), organizado por um conjunto de entidades afiliadas da NASA e não a própria da NASA, com o objetivo de reunir uma série de receitas cujo ingrediente principal seja uma das variedades da batata, selecionadas para serem cultivadas em Marte, segundo esta notícia, afinal também não vai levar os sabores de Portugal a Marte.

O que eu acho curioso no meio disto tudo é o facto de o Chef Kiko ter invadido todos os media portugueses com a promessa de levar um bocadinho de Portugal a Marte, de ter sido aplaudido pelo reconhecimento (que, afinal, não é assim tão grandioso), ter ido ao Programa da Cristina que, ao que parece, é o ex-líbris da televisão nacional, com uma semi-verdade e ninguém se ter dado ao trabalho de fazer fact-check da história. I mean, estamos em 2019, toda a informação deste mundo está disponível à distância de um clique e há uma série de pessoas a trabalhar em redações e coisas que tais que divulgam uma notícia, com base num post do Facebook do Chef Kiko que, entretanto, já foi editado para corresponder à verdade.

Isto é que eu acho verdadeiramente curioso, a leviandade com que se propagam "notícias" sem que estas sejam devidamente verificadas. Para mim, esta é a verdadeira escandaleira, porque eu não poderia querer saber menos do Chef Kiko. Ainda assim, o senhor achou que se devia explicar e então publica esta singela mensagem, com um toque humorístico e uma leve superioridade, partilhada, claro está, pela Cristina Ferreira, que se deixou ser comida de cebolada nesta questão toda:

Kiko2.jpg

Ora, eu não sei quanto a vocês, mas aqui não me parece haver nenhum reconhecimento do erro. Sim, porque de facto foi um erro exacerbar o prémio atribuído e torná-lo uma coisa oficialíssima e super importante. E ver que esta mensagem é partilhada pela Cristina, que o levou ao seu programa com todo o alarido de quem ia levar as receitas do Chef Kiko a Marte, como se o burburinho que se gerou à volta desta questão fosse completamente descabido, porque afinal toda a informação veiculada é real, como se pode perceber com este diálogo:

- O que é que se passa contigo, homem, para vires assim?
- Isto não é Marte?
- Não, é mesmo a casa da Cristina! Enganaste-te, foi?
- Não me enganei nada…!
- 'Tás quase a ir lá não tarda…
- Vou-te mostrar uma coisa. Eu vou para Marte!
- Vais mesmo?
- Vou. Aliás, não sou eu que vou a Marte. É uma comida que estou a preparar que vai a Marte.
- Oh, pá, isso é tão giro, quero que me expliques tudo.
- Oh pá, anda cá e explica-me o que é que vai acontecer, que eu ainda não percebi bem. O que é que vai chegar a Marte?
- A ideia é que estas pequenas bolinhas [a sua receita: bolinhos de bacalhau], que simbolizam basicamente o planeta Marte, cheguem a Marte. Isto começou por ser uma brincadeira. Foi um concurso. Aliás, não foi brincadeira nenhuma. Foi um concurso da NASA, [não há] nada mais credível no mundo do que a NASA.
- Só a NASA!
- E convidaram-me para preparar uma receita para enviar para Marte.
- Mas como é que eles chegam a ti?
- Isto foi um concurso do mundo inteiro e agora ganhei. Ainda não ganhei. Ganhei a possibilidade de ir à final com quatro cozinheiros do mundo inteiro.
- Oh pá, que fixe!
- A ver se o prémio vem para Portugal.

Não me interpretem mal gente. Isto não é uma crítica só à Cristina que, ainda assim, é uma pessoa que admiro muito, mas é uma crítica sim aos media em geral.