Dos sítios que valem a pena #12 - Paris
Paris nunca foi a minha cidade. É uma cidade bonita, é uma cidade imponente e com milhões de história, sem dúvida. Mas falta-lhe um je ne sais quois...
Já lá tinha ido umas cinco vezes e sempre foi esta a minha perspetiva. No entanto e porque sinto sempre que o problema é meu, decidi lá voltar. Desta vez com um grupo de amigas. A C. esteve lá no ano passado, a-d-o-r-o-u e lembrou-nos de uma coisa espetacular: todos os europeus com menos de 26 anos têm entrada gratuita em tooooodos os museus. Esta pareceu-me a desculpa ideal para voltar a Paris e tirar as teimas.
Aproveitamos o fim-de-semana prolongado do Carnaval e rumámos à cidade das luzes. Apesar de termos apanhado um tempo um bocadinho ranhoso, sempre nublado e com chuva da parte da manhã e algumas abertas da parte da tarde, passeámos por toooodo o lado. De Versalhes a Sacré-Couer, passando por todos os pontos importantes da cidade, como o Arco do Triunfo, a Torre Eifell (que está artilhada que só ela), o Moulin Rouge, o Panteão, a Ópera, Les Invalides, o Grand e o Petit Palais, a Catedral de Notre-Dame, o Louvre, o Museu d'Orsay e possivelmente outros quantos pontos dos quais me estou a esquecer. Vimos tudo o que um bom turista deve ver.
E, de facto, a cidade é impressionante. De todas as vezes em que estive em Paris fui conseguindo ver cantinhos da cidade que desconhecia, absorver um pouco mais e nenhuma viagem me permitiu mais isso do que esta. O Museu d'Orsay é simplesmente incrível e os jardins do Palácio de Versalhes são verdadeiramente imponentes, transportam-nos àquele tempo, levam-nos a imaginar como seria a vida ali, naquela imensidão. A cidade é incrível e apesar de estar recheada de turistas, tem uma leveza muito particular. Comer um crepe nas margens do Sena ou ler um livro no Jardin des Tuileries numa cidade tão vibrante como Paris pode não parecer ideal, mas a verdade é que a cidade tem esta particularidade de, no meio de toda a agitação, nos permitir relaxar e absorver toda a envolvente.
Gostei muito. Fiquei com uma nova perspetiva da cidade, mas a verdade é que continua sem me conquistar, continua a não ser a minha cidade. Ainda assim, acho que vale sempre a pena visitarem.
Como sempre, deixo-vos com algumas fotos. A maioria não são da minha autoria, porque a C. tem outra sensibilidade para a fotografia e para Paris, em particular.
Musée d'Orsay
Musée d'Orsay
Musée d'Orsay
Museé d'Orsay
Pont Alexandre III
Pont Alexandre III
Versailles
Versailles
Versailles
Torre Eiffel
Não me lembro do que isto é, sinceramente
Petit Palais
Petit Palais
Louvre
Vista do Louvre
Louvre
Moulin Rouge
Pantheón
Jardin des Tuileries
Jardin du Luxembourg
Ópera
Galeries Lafayette